FRACASSO ESCOLAR
É NECESSÁRIO NOS ATENTARMOS AOS NOSSOS ALUNOS, SE ESTÃO APRENDENDO, O QUE ESTA SENDO PASSADO EM SALA DE AULA, OU QUAL A DIFICULDADE DAQUELE ALUNO? SEGUNDO MÍRIA GRINSPUN A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO FRACASSO ESCOLAR NA REALIDADE BRASILEIRA PODE SER IDENTIFICADA A PARTIR DE ALGUNS PONTOS BÁSICOS: EXLICAÇÕES PARA O FRACASSO ESCOLAR, BASEADAS NA TEORIA DO DÉFICIT E DA DIFERENÇA CULTURAL; EXPLICAÇÕES ADVINDAS DAS CRISES DO SISTEMA SOCIAL, QUE ESTARIAM SENDO REPRODUZIDAS NO SISTEMA ESCOLAR. E HOJE NOS DEPARAMOS COM VARIOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR QUE DE ACORDO COM A GRINSPUN, ESTAS DIFICULDADES SE MANIFESTAM PREDOMINANTEMENTE ENTRE CRIANÇAS PROVENIENTES DOS SEGMENTOS MAIS EMPOBRECIDOS DA POPUÇÃO.
MÍRIA GRINSPUN-2010 PAG 73 CAP 04
MÍRIAN AFIRMA QUE OS PRIMEIROS ESPECIALISTAS A SE OCUPAREM DE CASOS DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM FORAM OS MÉDICOS.
O FINAL DO SÉCULO XVIII E O INÍCIO DO XIX FORAM DE GRANDE DESENVOLVIMENTO NAS CIÊNCIAS MÉDICAS E BIOLÓGICAS, ESPECIALMENTE NA PSIQUIATRIA. COM OS ESTUDOS DA NEUROLOGIA, DA NEUROFISIOLOGIA E DA NEUROPSIQUIATRIA, OS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM TINHAM UM TRATAMENTO DIFERENCIADO, SENDO OS PORTADORES DE TAIS
DISTÚRBIOS DESIGNADOS COMO ANORMAIS ORGÂNICA. EM 1914, ELES SÃO APRESENTADOS, EM UM CONGRESSO DE ASSISTÊNCIA EM MONTEPELLIER, COMO ANORMAIS INFANTIS.
OS PRIMEIROS ESPECIALISTAS A SE OCUPAREM DE CASOS DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM FORAM OS MÉDICOS. O FINAL DO SÉCULO XVIII E O INÍCIO DO XIX FORAM DE GRANDE DESENVOLVIMENTO NAS CIÊNCIAS MÉDICAS E BIOLÓGICAS, ESPECIALMENTE NA PSIQUIATRIA. COM OS ESTUDOS DA NEUROLOGIA, DA NEUROFISIOLOGIA E DA NEUROPSIQUIATRIA, OS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM TINHAM UM TRATAMENTO DIFERENCIADO, SENDO OS PORTADORES DE TAIS DISTÚRBIOS DESIGNADOS COMO ANORMAIS ORGÂNICA. EM 1914, ELES SÃO APRESENTADOS, EM UM CONGRESSO DE ASSISTÊNCIA EM MONTEPELLIER, COMO ANORMAIS INFANTIS.