Introdução sobre TCP IP
Os protocolos para internet formam o grupo de protocolos de comunicação que implementam a pilha de protocolos sobre a qual a internet e a maioria das redes comerciais funcionam. Eles são algumas vezes chamados de "protocolos TCP/IP", já que os dois protocolos: o protocolo TCP - Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão); e o IP - Internet Protocol (Protocolo de Internet) foram os primeiros a serem definidos.
O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo e camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior.
As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.
A camada de rede resolve o problema de obter pacotes por meio de uma rede simples.
A camada de enlace não é realmente parte do modelo TCP/IP, mas é o método usado para passar quadros da camada de rede de um dispositivo para a camada de internet de outro.
A camada física do Protocolo TCP/IP trata das características elétricas e mecânicas do meio, como tipos de conectores e cabos utilizados para estabelecer uma comunicação.
- HTTP – navegação na World Wide Web;
-FTP – transporte de arquivos;
- SMTP – envio de e-mail;
-POP3 – recebimento de e-mail;
- SSH – login remoto seguro;
-DNS – converte nome IP;
-WAP – telefonia móvel;
- IMAP – troca de e-mails.
Endereços da internet
A maioria dos computadores da Internet possui dois endereços: um numérico (quatro números separados por pontos) e um nominal, facilitando assim o seu relacionamento e memorização.
- solar.eps.ufsc.br (endereço nominal);
-150.162.1.50 (endereço numérico) – endereço IP.
1 Protocolo
2 Rede
3 Domínio
4 Tipo de domínio
5 País
Terminações de endereços
.com - organizações