adm estrategica
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS - NÍVEL
FUNCIONAL – PARTE II - MAT. APOIO 8
I – DESAFIOS PARA A GESTÃO DE PESSOAS
Quando chegamos em 90, com a abertura da economia mundial, inicia-se um processo de reestruturações nas organizações, privatizações, aumento do desemprego e enfraquecimento dos sindicatos. Tem início a implantação de programas de qualidade.
Recursos Humanos, no mundo, passa a ser uma administração estratégica com ênfase
na retenção de talentos;
descentralização das responsabilidades da gestão de pessoas – todos os gerentes são responsáveis pelos recursos humanos.
Inicia-se, também, em 90 a terceirização das atividades de recursos humanos
(recrutamento e seleção, treinamento, monitoramento de pessoal) (BOOG,
Gustavo e BOOG, Madalena – Manual de Gestão de Pessoas, Capítulo IV).
Estamos no século XXI na era do Conhecimento em que o grande desafio passa a ser o domínio do conhecimento, e as pessoas é a principal matéria-prima nesse ambiente mutável.
As pessoas devem ser capazes de aprender com rapidez e continuidade, de inovar incessantemente e de assumir novos imperativos estratégicos com maior velocidade e naturalidade. II - O MUNDO DO TRABALHO E OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS
A SER ENFRENTADOS NA GESTÃO DE PESSOAS
O novo mundo de negócios está modificando a natureza do trabalho e das relações entre as empresas e seus colaboradores, o que impacta na gestão de pessoas.
Algumas dessas mudanças e desafios organizacionais a serem enfrentados referem referem-se a:
Avanços tecnológicos – não só as máquinas e equipamentos tornam-se obsoletos; os conhecimentos e as habilidades também.
A capacidade de gerar novos conhecimentos e agregá-los ao processo produtivo é que se torna uma vantagem competitiva. O trabalhador qualificado é que passa a ser o diferencial.
Com os avanços tecnológicos, os cargos menos qualificados tendem a extinção e dá lugar a criação de outros cargos que exigem maiores