Foucault
"Neoliberalismo": racionalidade neoliberalista, ampliar a economia clássica, é um efeito de acontecimentos históricos dos anos 30 (nazismo, socialismo, fascismo, segunda guerra mundial)
Os neoliberais tinham feito um colóquio W. Lippmann em Paris, década de 40, para tomar uma "atitude" perante as irracionalidades do capitalismo, apareceu uma Escola de Friburg - alternativas via Weber (já havia a escola de Frankfurt - via Karl Marx).
A base de tudo isso é a Escola Austríaca (Ludwig von Mises)
- há toda uma base antes da real aceitação do neoliberalismo na década de 70
Nos EUA o liberalismo é a base da economia (neste país há a diferença política entre republicanos e democratas, não existe direita e esquerda como na Europa / nota mental: no Brasil há realmente uma direita e uma esquerda?)
Em 1968 (o ano que não terminou) eclode uma "bomba" ao redor do mundo em relação aos jovens há um aumento da ideia de democracia, principalmente ao se correlacionar democracia e economia, no caso a liberdade econômica seria a liberdade, porque pra ter liberalismo é preciso ter democracia (of course)
O capital humano = trabalho
O principio do liberalismo é você escolher o que é melhor para você mesmo, todavia não vivemos num regime de escassez, ou seja, se analisarmos o capitalismo como algo "a mais" do que o necessário (como danone que não está na cesta básica), ou seja, o capitalismo não é tao "ruim" assim.
O salário será entendido como renda, ou seja, a criação do capital humano. Como você tem que se transformar numa empresa, num empreendedor de si mesmo... Quanta maior competência, maior aptidão: melhor.
O trabalho visto por quem trabalha é uma conduta calculada racionalmente por quem trabalha, ou seja, ele é o sujeito ativo (diferente da economia política clássica)
Se somos uma "máquina" competente, racional, com