Foucault
Foucault: a história dos saberes e das práticas
Vera Portocarrero
SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros
PORTOCARRERO, V., org. Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994. 272 p. ISBN: 85-85676-02-7.
Available from SciELO Books .
All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non
Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.
Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons
Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.
Foucault: a história dos saberes e das práticas
Vera Portocarrero
É porque a filosofia é hoje inteiramente política, e inteiramente histórica. É a política imanente à história e a história indispensável às políticas.
Foucault, 1983
S
em pretender uma abordagem de caráter prescritivo nem soluções para as dificuldades que as pesquisas históricas de Foucault apresentam, tentamos aqui apenas expor a novidade de sua contribuição para os estudos filosóficos e históricos da produção científica.
A delimitação dos objetos tratados por Foucault, que podemos compreender como uma insurreição contra os poderes da 'normalização', corresponde a uma seleção de temas intencionalmente relacionados a pontos muito densos de relações de poder e de produção de saber, como a doença, a criminalidade, a sexualidade, a loucura, o internamento.
Seu objetivo é saber por meio de que jogos de verdade o homem se constitui historicamente como experiência, quando se pensa a si mesmo, ao se perceber como louco, ao se olhar como doente, ao se refletir como ser vivo que fala e que trabalha, ao se julgar criminoso.
Apesar de