bomfrio
1) Como é o sistema de gestão de estoque na empresa estudada? Descrever processos, sistemas informatizados utilizados, entre outras questões. A gestão de estoques é um assunto vital e absorve parte substancial do orçamento operacional de uma organização, quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente será, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecendo, assim, uma vantagem competitiva para a própria empresa, a fim de obter uma racionalização nos custos de armazenagem e respectiva manutenção. A empresa passou de compras administradas pelo MRP para KANBAN, Lotes sequenciados, compra de Kits para montagem ao invés de componentes, tudo isto com o objetivo de otimizar os processos de compra.
Sistemas de planejamento 1.1 Sistema de Planejamento Ponto de Pedido: O sistema planejamento de pedido é utilizado para chapas de aço. Para este sistema não é considera o estoque em processo e sim somente o estoque do Almoxarifado de transação de recebimento e envio para as linhas de manufatura adota-se um estoque de segurança de 2 semanas e o tempo de suprimento 4 semanas.
1.2.Sistemas de Planejamento Sequenciado: Este sistema é aplicado para itens de grande porte e volume e de alto valor monetário.
1.3.Sistemas de Planejamento KANBAN: Este sistema é aplicado para itens de pequeno porte e específicos de KLT´s. Este sistema possibilita a redução de estoques e de custos. O sistema Kanban é um sistema que "puxa" a produção da fábrica, inclusive até o nível de compras, pelas necessidades geradas na montagem final. As peças ou submontagens são colocadas em caixa feitas especialmente para cada uma dessas partes, que, ao serem esvaziadas na montagem, são remetidas ao posto de trabalho que faz a última operação a essa remessa, funcionando como uma ordem de produção. Em suma, o controle de estoques exerce influência muito grande na