Fototropismo
Sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Você com certeza já ouviu alguém dizer que uma planta precisa ficar em um local iluminado para sobreviver, mas, por quê?
As plantas precisam de luz para produzir energia química, necessária para o seu desenvolvimento. Para obtê-la, realiza um processo chamado de Fotossíntese, que produz glicose, o carboidrato mais importante da biologia, que é armazenada, e oxigênio, que é liberado.
Devido à importância da luz para que essa reação ocorra, a planta sempre precisa estar em um local iluminado para poder se desenvolver, como um animal procura por comida.
Devido à necessidade de luz para que a Fotossíntese ocorra, as plantas movimentam-se em direção à luz para poder utilizá-la na reação química.
O nome dado a esse processo é Fototropismo, que é a forma como as plantas se movimentam em relação aos estímulos luminosos que recebe. A presença de luz estimula a auxina, hormônio vegetal que controla o crescimento da planta. A auxina é fotossensível, ou seja, é sensível a luz, e, por isso, se desloca para o lado oposto à luminosidade. Quando a luz é difusa, a planta cresce verticalmente, mas quando a luz é direcionada, a planta cresce em direção a ela, pois as auxinas se deslocam para o lado oposto a luz, direcionando o crescimento da planta para a localização da luz.
Fisiologia da floração
Devido à sua importância econômica, a floração tem sido bastante estudada em todo o mundo e é objeto de inúmeras revisões que, de tempos em tempos, mostram os avanços do conhecimento científico sobre o tema. Certamente, a conversão do meristema caulinar vegetativo em estruturas reprodutivas é um dos mais dramáticos e ainda enigmáticos eventos na vida das plantas superiores. Enquanto a flor ação representa o término do ciclo de vida nas plantas anuais ou bianuais, nas plantas perenes marca o final de mais um ciclo de crescimento.
Apesar de se conhecer a longo tempo a estreita relação entre a floração e as