Biologia: RAIZ PIVOTANTE, RAIZ FASCICULADA , FOTOTROPISMO, CAULES TREPADORES, CAULES COLMOS, PSEUDOFRUTOS
401 palavras
2 páginas
RAIZ PIVOTANTETambém chamada de raiz axial, esse tipo de raiz se caracteriza por apresentar uma raiz principal, da qual saem pequenas raízes que também se ramificam e são chamadas de raízes laterais ou raízes secundárias. Podemos encontrar esse tipo de raiz em plantas como o Café, Feijão, Laranjeira, Abacateiro, Ipê,etc.
RAIZ FASCICULADA
Conjunto de raízes finas que partem de um único ponto, possuindo todas elas o mesmo diâmetro. Ela pode ser encontrada em plantas como o Milho, a Grama, a Cebolinha, a Cana, entre outras.
FOTOTROPISMO
É a resposta do vegetal quando o estímulo é a luz. Esse movimento se dá pela ação do hormônio auxina no alongamento celular. Quando a planta é iluminada apenas de um lado, a auxina crescer para o lado mais iluminado. Dessa forma, as células desse lado ficam mais alongadas do que as células do lado que tem maior incidência de luz.
TIGMOTROPISMO
Ocorre quando uma planta entra em contato com um objeto sólido e começa a crescer em volta dele. Podemos observar o tigmotropismo em plantas trepadeiras e plantas que possuem gavinhas, que crescem enroladas em um suporte.
CAULES TREPADORES
Estão presentes em plantas trepadeiras e crescem enrolados sobre diversos tipos de suporte. Esse tipo de caule representa uma adaptação à obtenção de laçais mais iluminados, em que há mais luz para a fotossíntese.
CAULES COLMOS
São não-ramificados que se distinguem dos estipes por apresentarem, em toda a sua extensão, divisão nítida em gomos. Os gomos dos colmos podem ser ocos como no milho, no bambu ou na cana-de-açucar.
PSEUDOFRUTOS
Pseudofrutos também é conhecido como falsos frutos, são estruturas vegetais suculentas (ricas em suco) que não são frutos, pois não são originários de ovário da planta. Desenvolvem-se de um tecido de planta ao lado de uma flor. EX: Pera, Maçã, Marmelo e Caju.
COMPOSTOS: Conhecidos como pseudofrutos agregados, são aqueles que se originam a partir do receptáculo de uma flor, com múltiplos ovários. EX: