Influencia Da Luz Nas Plantas
No meio aquático, a luz também é importante. A partir de uma certa profundidade já não se encontram plantas, uma vez que a luz aí não chega.
Fotossíntese: importante função pela qual as plantas verdes, em presença da luz, fixam o carbono do dióxido de carbono do meio e libertam oxigénio.
A luz provoca movimentos de certos órgãos das plantas. Esta capacidade de movimentação da planta tem o nome de fototropismo que pode ser negativo ou positivo.
Fototropismo: os seres crescem em direcção a luz, podendo mesmo desenvolver curvaturas.
Ex. Plantas, fungos, esponjas (animais fixos).
Fototropismo negativo: Quando o movimento se faz em sentido contrário ao da luz, como acontece na maioria das raízes.
Fototropismo positivo: Quando o movimento se faz no sentido da luz. É o que acontece com a maioria dos caules.
As plantas adaptam-se à captação de luz tendo um maior desenvolvimento das folhas, aumentando a superfície de absorção da luz e do dióxido de carbono e com a movimentação em direcção à luz - fototropismo.
O número de horas de luz durante um dia denomina-se foto período. Os ecossistemas com foto período longos, como as florestas tropicais, têm uma grande biodiversidade.
Distribuição por estratos nos ecossistemas florestais as plantas com maior necessidade de luz desenvolve-se a maiores alturas estratos arbóreo; segue-se o estrato arbustivo - pois tem uma necessidade razoável de luz; o estrato herbáceo - por último, pois as plantas crescem com menos necessidade de luz.
Plantas heliófilas (fototropismo positivo) /de luz: desenvolvem-se em locais com luz.
Plantas de fototropismo negativo/de sombra: só se desenvolve na penumbra, protegidas da luz directa.