Fototropismo em plântulas
Campus Santa Teresa
Fisiologia Vegetal
Eloisio de Oliveira Martins
Santa Teresa - 2014
Eloisio de Oliveira Martins
Relatório 1
Fototropismo em plântulas
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Fisiologia Vegetal do curso de Engenharia Agronômica turno Matutino e Vespertino do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.
SANTA TERESA - 2014
INTRODUÇÃO
Fototropismo ou fototaxia é o nome dado ao movimento dos seres vivos, especialmente as plantas, em respostas a estímulos luminosos. Pode ser positivo, quando a planta se move em direção da fonte de luz, e negativo, quando o movimento é em sentido oposto à luz. No fototropismo positivo, os caules se alongam em direção à luz, no fototropismo negativo as raízes se curvam em direção oposta à luz.
As plantas desenvolvem seus órgãos do ambiente nos quais estão inseridos. O crescimento direcional irreversível como o fototropismo ocorre na busca qualitativa e quantitativa do recurso luz.
OBJETIVO
Visualizar fototropismo em plantas de batata (Solanum tuberosum), tomate (Solanum lycopersicum) e repolho (Brassica oleracea).
MATERIAIS E MÉTODOS
Broto de batata;
Muda de tomate;
Muda de repolho;
Duas caixas de papelão;
Fita adesiva;
Dois vasos, preenchidos com solo fértil;
Dois tubos 30x0,5 cm;
Saco plástico de PVC preto de 50 L.
Para a realização do experimento prendeu-se com fita adesiva uma caixa sobre a outra, realizando um orifício para a entrada da luz no lado oposto de cada uma, e colocando os vasos com as plântulas em paralelo na caixa de baixo, instalando o tubo de irrigação nesta. E por fim fechando a caixa e vedando-a com saco de PVC.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Os resultados esperados para o experimento não foram observados devido a falta de iluminação, a realização de uma maior abertura no orifício da caixa