Estudo De Caso FISSURA L BIO
Centro de Ciencias Biologicas e da Saude
Curso de Enfermagem
Disciplina Saude da Crianca e do Adolescente na Atencao Especializadas
Estudo de Caso
Preofessoras: Lais, Daiane e Tanara
Aluna: Carla Rochele de Oliveira
FISSURA LÁBIO-PALATAL- FISIOPATOLOGIA
A fissura lábio palatina (FLP) é uma malformação congênita, decorrente da falta de fusão do palato durante o período intra-uterino, sendo incluída entre as anomalias mais comuns. As FLP ocorrem em aproximadamente 1/650 nascimentos no Brasil.
As fissuras labiopalatinas são malformações congênitas identificadas pela presença de fenda na região óssea ou mucosa da abóbada palatina, podendo ser completas e totais
A fenda palatina provê da falta de fusão ou da fusão incompleta dos processos laterais do palato (CARLSON, 1996), sendo nos casos de menor gravidade apenas o palato secundário fendido, deixando óbvio ao exame a úvula bífida. Mas quando a fenda é maior proporcionalmente, envolve também palato duro, e a fenda pode abranger a saliência alveolar, no caso de existir o lábio leporino.
A fissura do lábio é conhecida também como lábio leporino, que varia de um pequeno entalhe na borda da mucosa labial até a divisão completa que se prolonga até o assoalho do nariz, podendo ser uni ou bilateral. Ao estar relacionada ao lábio leporino, a fenda palatina possibilita o comprometimento da linha média e alastra-se pelo palato mole em um ou em ambos os lados.
As fissuras são classificadas em: Pré-forame incisivo: Unilateral,direita ou esquerda, ambas completas ou incompletas; Bilateral:completa ou incompletaTransforame incisivo: Unilateral- direita ou esquerda, ambas completas; Bilateral- completa; Pós-forame incisivo: Completa ou incompleta.
No entanto, é mais comum a fenda palatina no sexo feminino por estar relacionada aos processos laterais do palato que se fundem aproximadamente uma semana mais tarde do que no sexo masculino, visto que o lábio leporino, com ou sem fenda palatina é