Fototerapia e pic
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PIC Aproximadamente 30 a 50% das mortes decorrentes do trauma são devidas ao trauma craniencefálico e quando se considera as mortes resultantes de acidentes automobilísticos mais de 60% delas são devidos ao trauma craniencefálicos. A calota craniana rígida contém tecido cerebral (1.400g),sangue (75ml) e líquido cefalorraquidiano (LCR;75ml).O volume e a pressão desses três componentes estão,em geral,em um estado de equilíbrio.
• FSC diminuído ( A PIC aumentada pode reduzir significativamente o fluxo sanguíneo cerebral (FSC),resultando em isquêmia.A equipe de enfermagem deve ficar atenta as oscilações da PIC é comunicar o Intensivista imediatamente.
• Em pacientes acordados o sinal mais precose da alteração da PIC é alteração no nível de consciência.
• Mantendo perfusão cerebral ( débito cardíaco é mantido para gerar a perfusão adequada para cerebro.A eficácia do débito cardíaco é refletida na PPC que é mantida acima 70mmhg).
Débito Cardíaco: É o volume de sangue bombeado por um ventrículo pro unidade de tempo. É determinado pela relação entre a Frequência Cardíaca (FC) e o Volume Sistólico (VS) DC = FC x VS. ( Unidade usualmente utilizada é litros por minuto).A equipe de enfermagem deve ficar atenta FC é comunicar intensivista alterações.
• Hipertermia - O controle da temperatura está voltado para impedir uma elevação da temperatura,porque febre aumenta metabolismo cerebral e a velocidade com que se forma o edema cerebral.O aumento do edema mais tremor do aumento da temperatura corporal aumentam a PIC.
• Dor