Hérnia de disco
[pic]
[pic]
(a) Postura fisiológica, (b) hipercifose torácica, (c) hiperlordose lombar, (d) hipercifose torácica e lombar hiperlordose em combinação, (e) retificação da cifose torácica
[pic] [pic]
[pic]
[pic]
Paciente 14 anos de idade, com escoliose idiopática convexa torácica direita.
Dermátomo é uma palavra grega que significa literalmente "corte de pele". Um dermátomo é uma área da pele que é inervada por fibras nervosas que se originam de um único gânglio nervoso dorsal.
Cada dermátomo é nomeado de acordo com o nervo espinal que o inerva. Os dermátomos formam bandas à volta do tronco, enquanto que nos membros a sua organização é mais complexa (o que resulta do fato de que os dermátomos serem "puxados para fora" à medida que os gomos embrionários dos membros se formam e se individualizam).
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
Hérnia de disco
O que é Hérnia de Disco?
Hérnia no dicionário quer dizer: “Passagem total ou parcial de um órgão por abertura natural ou não na parede da cavidade que o contém”. A Hérnia de disco é uma afecção aguda ou crônica da coluna vertebral onde ocorre uma migração do núcleo do disco intervertebral, normalmente posterior, que acaba comprimindo estruturas altamente inervadas como a raiz espinal, o ligamento comum posterior e o nervo espinal. Esta compressão pode causar dor local e/ou irradiada, além de outros sintomas altamente incapacitantes. Afeta principalmente pessoas a partir dos 40 anos de idade.
Porque ocorre a Hérnia de Disco?
A lesão discal, normalmente, quando não resultada de um trauma grave, não ocorre durante um esforço agudo do tronco. Ela ocorre durante a vida inteira, por pequenas lesões sobre o disco intervertebral. A lesão comumente se inicia na Cartilagem articular, que na verdade é por onde passa a grande parte da nutrição do Disco Intervertebral. Após estas pequenas lesões na cartilagem articular a nutrição discal fica reduzida. Essa