Tcc representante farmacêutico
Psolution
Repfarma – 2011
Psoríase
O que é?
“A psoríase, doença dermatológica que atinge cerca de 2 a 4% da população, ainda é motivo de muitos preconceitos contra seus portadores. Sem causa definida e sem cura, resta aos pacientes tratamentos de controle, ou seja, a cura clínica.”
A Psoríase é uma doença da pele bastante freqüente que atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, embora possa ocorrer em qualquer fase da vida. O agente causador da doença, infelizmente, ainda é desconhecido. Contudo, para os médicos, fenômenos emocionais são freqüentemente relacionados com o seu surgimento (e com o agravamento da doença), provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença.
Essa doença afeta a camada mais superficial da pele, envolvendo um tipo de células chamado de queratinócito, que é responsável pela produção de queratina (uma proteína que entra na composição da pele, cabelo e unhas). Na pele do paciente com psoríase, essas células multiplicam-se muito rapidamente, acumulando-se na superfície da pele e formando lesões em placas. Associa-se a isso, uma inflamação das camadas mais profundas da pele.
Os dados indicam que aproximadamente 30% das pessoas que têm Psoríase apresentam história de familiares também acometidos. Especialistas esclarecem, ainda, que não se trata de uma doença contagiosa, logo não há necessidade de se evitar o contato físico com outras pessoas. Muitas vezes, em função do aspecto em que se encontram alguns pacientes, eles podem sentir vergonha, depressão. Logo, especialistas garantem que a informação sobre a Psoríase é uma boa maneira de se evitar o preconceito para com o doente.
O Dr. Hugo Cláudio Weiss, chefe do Serviço de Dermatologia Sanitária do Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio Grande do Sul, adverte e reforça a tese de que a