FOTOGRAFIA1
Resumo
Por volta de 1800, quando vários inventores começaram a aparecer com ideias de capturar imagens, alguns nomes começaram a se destacar. Joseph Niciphore Niepce foi, em 1793, uma das primeiras pessoas a conseguir "imprimir" a luz sem usar qualquer tipo de tinta!
O início da era da fotografia no mundo foi marcado pela invenção do Danguerreótipo, uma câmera fotográfica bem primitiva.
Em 1935 a Kodak lançou a Kodachromes, um tipo de filme que permitia registrar fotos coloridas com câmeras de marca. Depois de 175 anos do nascimento da fotografia, qualquer celular tem uma câmera que permite tirar fotos sem a necessidade de uma revelação. Apesar das mudanças o princípio da fotografia ainda é o mesmo: usar luz!
"Fotografia é o repouso do tempo, ou seja, a arte de você paralisar um momento inserido na criatividade e sensibilidade de um fotógrafo."
Objetivo
Comprovar que é válido o princípio da propagação retilínea da luz com a nossa câmera escura caseira com lente.
A fotografia
No início do séc. XIX, a burguesia culta de Inglaterra e França interessou-se pelas aplicações práticas das novas descobertas científicas. Nesta época, em locais diferentes e sem terem conhecimento uns dos outros, foram muitos os estudiosos que procuravam o método de obter fotografias. Um dos mais interessados nessas pesquisas foram o litógrafo e inventor francês Nicephore Niepce, que com o seu irmão Claude já tinha485c conseguido em 1816 realizar uma imagem em câmara escura (à esq. câmara de Niepce) utilizando papel sensibilizado com cloreto de prata. Mas os tons ficavam invertidos e as suas buscas para sensibilizar provas positivas só resultaram em 1826 quando Nicephore Niepce usou uma substância à base de verniz de asfalto que aplicada sobre o vidro, endurecia e associada a uma mistura de óleos fixava a imagem. Em 1827, Niepce expôs uma placa de estanho coberta de betume na câmara escura e obteve, depois de uma exposição de