Migração
Fotografia1: haitianos em busca de trabalho.
Fonte: imagem da internet
PROBLEMA
Marau cidade em franco desenvolvimento, porem de forma desordenada, onde os segmentos da população não conseguem acompanhar a demanda das necessidades e do trabalho. Assim seguidamente aportam nesse município imigrantes provenientes de cidades gaúchas, brasileiras e de outros países. É visível a presença de imigrantes e enquanto nativos de Marau os olhamos de forma diferente. Assim esta pesquisa tem como problema: Que motivos que levam povos diferentes a imigrarem para Marau e como são recebidos neste município?
OBJETIVO GERAL
-Compreender por que imigrantes haitianos escolheram Marau e quais são as suas expectativas em relação ao nosso município.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
-Entender porque imigrantes haitianos escolheram Marau para morar;
-Verificar como são recebidos em nossa cidade e quais são os locais de trabalho;
-Perceber quais são os planos futuros destes imigrantes.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada na realização do trabalho foi uma pesquisa de campo com coleta de dados, esta foi realizada com vinte pessoas de sexo, escolaridade e idade diferentes, os mesmos responderam a questões que nos auxiliaram na elaboração do trabalho, juntamente ao referencial teórico que complementa as informações obtidas na pesquisa.
REVISÃO DA LITERATURA
IMIGRAÇÃO
Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro. A imigração em geral ocorre por iniciativa pessoal, pela busca de melhores condições de vida e de trabalho por parte dos que imigram, ou ainda para fugir de perseguições ou discriminações por motivos religiosos ou políticos quando não existem mais condições de se ter uma vida digna em seu país de origem.
O CASO DA IMIGRAÇÃO HAITIANA
Os imigrantes haitianos começaram a chegar a