fotografia
O que e ?
Consiste em um programa voltado a organização e tratamento de arquivos de imagem digital de forma não destrutiva.
Como trabalha ?
Atua como uma base de dados, assim, grava em seus catálogos apenas LINKS para as imagens e não as imagens físicas. NUNCA APAGUE AS IMAGENS DE SEU HD ACHANDO QUE ESTAO NO LIGHTROOM, VOCE IRA PERDER TUDO!!!
Pra que serve então?
Para catalogar as imagens, criar coleções, organizar e salvar o TRATAMENTO que será aplicado a imagem, mas não as imagens físicas em si. Você ira gerar um caminho, uma receita que será aplicado a imagem, gerando um novo arquivo ao exportar, e preservando a imagem original. Esta RECEITA, fica salva em um catalogo para quando você quiser voltar a mexer na imagem.
Estrutura básica do Lightroom (ex: biblioteca)
A programa e dividido em módulos, como se fossem vários programas dentro de um so. Esses módulos podem ser adicionados em novas versões e ate novos módulos no futuro. Cada um serve para uma coisa, mas todos são ligados.
Imagem 01: Visão geral do Lightroom em sua tela de abertura no modulo biblioteca
Os diversos módulos podem ser visualizados na barra superior direita
Imagem 02: Barra de módulos do Lightroom 4
Os diversos módulos podem ser visualizados na barra superior direita. Neste curso iremos nos ater aos módulos: BIBLIOTECA, REVELACAO E IMPRIMIR.
Para cada Modulo temos dois PAINEIS LATERAIS, a esquerda e a direita respectivamente. Nestes painéis estão todos os controles e ajustes para o modulo em questão. Assim, para cada modulo, estes painéis se ajustam de forma diferente. No centro temos sempre a área de trabalho daquilo que estamos fazendo ou editando.
Imagem 03: Painéis laterais do modulo biblioteca
Cada painel possui diversos sub-painéis que são abertos clicando nas setas de cada um.
Imagem 04: Detalhe dos sub-painéis, do painel esquerdo, do modulo biblioteca
Para finalizar temos