Fotografia
ATRAVÉS DA IMAGEM: F OTOGRAFIA E
HISTÓRIA INTERFACES
( * )
Ana Maria Mauad (**)
“Em relação a muitas dessas fotos, era a História que me separava delas. A História não é simplesmente esse tempo em que não éramos nascidos?” (Barthes, R. A câmara clara, p.96-97)
Qual a relação entre história e fotografia? Será a história puramente a duração e a fotografia seu registro? Existem dois caminhos para operar sobre tal relação. O primeiro é tomar a direção de uma história da fotografia que, mais recentemente, além de inventariar os processos de evolução da técnica fotográfica, busca dimensionar sua inserção social naquilo que se convencionou chamar de
1
circuito social da fotografia . Já a segunda alternativa busca compreender o lugar da fotografia na história. É justamente nela que nos inserimos.
O presente artigo pretende discutir o uso da fotografia na composição do conhecimento histórico. Neste sentido, a exposição divide-se em dois momentos. Inicialmente, o objetivo fundamental é apresentar as principais questões téoricas que envolvem a compreensão histórica da fotografia, sua relação com a experiência vivida e com o conhecimento constituído pelas diferentes áreas das ciências humanas. A idéia central, nesta parte, é apresentar a fotografia como uma mensagem que se elabora através do tempo, tanto como imagem/monumento quanto como
2
3 imagem/documento , tanto como testemunho direto quanto como testemunho indireto do passado .
No segundo momento, procede-se à exposição de uma metodologia histórico-semiótica para a análise da imagem fotográfica, elaborada com base nas reflexões propostas anteriormente. Tratase de um texto eminentemente metodológico, no qual buscou-se sistematizar as etapas de um método aperfeiçoado, na medida em que vem sendo aplicado em diferentes tipos de fotografias.
(*)
Este artigo é uma versão revista e ampliada da palestra proferida no Seminário “90 anos da Avenida Rio
Branco”, organizado pelo Arquivo