Fotografia Documental
Comunicação e Artes
História e Técnicas da Fotografia I
Docente Rodrigo Peixoto
<<A Fotografia e a Vontade Documental>>
Trabalho elaborado por:
Catarina Tavares nº 21109684
A fotografia documental nasceu com o princípio de retratar a realidade tal como ela
é. O seu objetivo é retratar a realidade dentro de um assunto específico e narrar a sua história numa sequência imagens. Este tipo de fotografia tem a função de uma máquina do tempo, pois tem nela os maiores relatos da nossa História. Funcionando assim, como uma testemunha sobre a nossa sociedade.
A fotografia documental surgiu no século XIX, através de vários artistas como o escocês John Thomson (1837 – 1921), o dinamarquês Jaboc Riis (1849 – 1914), a americana Margaret Sanger (1879 – 1966) e o alemão Heinrich Zille (1858 – 1929). Com eles surgiu também o tripé para que a imagem fosse mais objetiva, tornando-se assim credível. Este tipo de fotografia tem técnicas muito próprias e processos específicos que vão encontra um certo público alvo, tipo de abordagem e pesquisas, de modo a dar a conhecer ao mundo uma determinada situação de uma sociedade.
Solomon Butcher (1856 – 1927) foi um dos pioneiros desta prática fotográfica. Entre
1885 e 1892 tirou mais de 1500 fotografias, registando as histórias de cada família que fotografava. Fotografava também famílias no seu ambiente e mostrava a realidade em que cada uma vivia.
Em 1901 publicou o livro “Pioneer History of Custer County and Short Sketches of
Early Days in Nebraska” e vendeu mais de 1500 cópias deste livro que se transformou num documento histórico e social do oeste americano.
Na época utilizava-se a fotogravura, mas as fotografias de Butcher continham um registo documental que antecipava alguns dos movimentos do século XX, como a nova onbetividade. Neste ponto, a fotografia existia já há 60 anos. Conotada como algo sobrehumano, que começou a ter influências sociais por nos dar a conhecer novas coisas
do