Dcomentario Imaginario - Fotografia
374 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁPriscila Batistão
DOCUMENTÁRIO IMAGINÁRIO: REFLEXÕES SOBRE A FOTOGRAFIA DOCUMENTAL CONTEMPORÂNEA
CURITIBA
2011
Resumo: Documentário Imaginário: reflexões sobre a fotografia documental contemporânea Nesse texto fala sobre a fotografia documental tem mudado durante o tempo, que se deixou um pouco de lado o modo tradicional de fotografar, tem como objetivo mostrar uma nova proposta a partir da fotografia documental, o Documentário Imaginário. Fala também que por essa banalidade de fotografar sempre a mesma coisa, os fotógrafos começaram a fotografar coisas que tinham um certo significado ou não, fazendo o expectador pensar mais sobre a imagem, e ter suas próprias interpretações. Kátia Hallak comenta sobre o modelo clássico da fotografia documental, e mostra as diferenças que tem com o Documentário Imaginário. No modelo clássico, seria a realidade, o dia a dia, o cotidiano, já as fotografias imaginárias seria uma ficção, uma cena planejada, essas fotografias imaginarias procuram fugir da idéia do real. A proposta do Documentário imaginário é a busca por novas linguagens, novas formas de representação da sociedade, e não só o comum como era antigamente da fotografia documental clássica.
1. Como o texto está estruturado?
Introdução, desenvolvimento e conclusão, com algumas imagens seguidas do texto, nove partes, cada uma com um titulo e por fim referências.
2. O que é Documento Imaginário?
É uma forma diferente dos fotodocumentaristas fotografarem, é a busca por novas formas de representação, eles procuram colocar para fora seus sonhos, sua criatividade de uma maneira mais explicita, não se importando muito com o belo da fotografia, que usava no modo da fotografia documental clássica que era a fotografia limpa, sem nenhum defeito, no documentário imaginário, poderia se brincar com a fotografia e embaçar, tremer, fotografar num enquadramento diferente do normal, era