Canal do Panamá - Mapa Mental
Sobre a duplicação do Canal do Panamá responda:
1. Muitas vezes, durante a passagem pelo canal, torna-se necessário que os navios subam colinas através da água. Cite o nome do artifício usado para a subida dos navios e explique como que é feito esse mecanismo.
R-> Para essa subida e, consequentemente, descida são usadas eclusas, diques que se enchem de água e permitem a descida e elevação de embarcações. O funcionamento das eclusas é feito através do bombeamento ou drenagem da água dentro dos diques que podem se encher e elevar a embarcação ou se esvaziar e desce-la.
2. Durante a duplicação do canal foram necessárias novas câmaras com o dobro de tamanho em relação às originais, contudo, isso trouxe um novo problema. Explique que adversidade foi essa enfrentada pelos engenheiros e diga de que forma eles conseguiram solucionar.
R-> Devido à necessidade de câmaras com o dobro de tamanho, tornou-se necessário que houvessem comportas mais longas e pesadas, entretanto isso poria em risco as dobradiças, as quais poderiam a vir se quebrar devido ao enorme peso suportado por elas. Analisando essa situação os engenheiros decidiram-se por instalar comportas de aço deslizantes que possuíssem interior oco, reduzindo, assim, metade do peso.
3. Um outro problema enfrentado durante a expansão do canal foi em relação à água. Como iria aumentar o fluxo de navios, tornou-se necessário a construção de novas eclusas, porém estas exigiam uma quantidade absurda de água. Desse modo, foi-se necessário pensar numa forma de economizar a água. Explique como isso foi feito.
R-> A economia de água se deu por meio da construção de tanques de contenção, os quais reaproveitavam cerca de 60% dessa água. Os