Foto
CAMPUS CAMAÇARI
Estudantes:
2º ANO DE T.I. VESPERTINO – TURMA 88222
RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO EXPERIMENTAL
CONSTRUÇÃO DO DINAMÔMETRO
Camaçari, 2012
Relatório de Investigação experimental – Construção do Dinamômetro
Relatório de Investigação experimental – Construção do Dinamômetro
Relatório de atividade avaliativa com orientação do docente Ricardo Silva, na disciplina de Física.
Camaçari, 2012
INDICE
1.0. RESUMO
2.0. INTRODUÇÃO
3.0. DESENVOLVIMENTO
3.1. MATERIAIS UTILIZADOS
3.2. CONSTRUÇÃO DO EXPERIMENTO
4.0. RESULTADOS E DISCUSSÃO
5.0. CONCLUSÃO
6.0. BIBLIOGRAFIA
6.1. ANEXOS
RESUMO
Nesse relatório iremos através da construção do dinamômetro observar como a lei de Hooke age, pois esse instrumento é o principal para medir as deformações de cada material elástico. Além disso, realizar discussões interativas ao longo da sua construção com os demais grupos, analisando também o conceito de Francis Bacon de como observar pelo método indutivo cada caso, seja ele particular ou geral, para a criação de uma lei geral em volta do que foi observado.
Observando um dinamômetro, ocorreram diversas modificações em sala de aula para poder montar um material que fosse didático, como por exemplo, a troca da mola de metal pelo elástico avulso Powerlastic, Terminado a parte física, foi feita a calibração do elástico aplicando o ”zero” no local de início do elástico. E então através dos ensinamentos em sala de aula sobre a lei de Hooke, foi usada a fórmula Fe=K x X, onde era feito a todo o momento a medição do dinamômetro tendo em mente a massa do objeto e a deformação do elástico.
Dessa forma, com muitas medidas feitas é possível passa-las para o plano cartesiano utilizando o programa Excel, evitando a menor porcentagem de erro e através da função matemática Y=A x X criar uma escala linear obtendo a constante