SDCD
TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL – TERCEIRO MÓDULO
PORTFÓLIO 2
REDES INDUSTRIAIS
...............................................................................................................................
Guarulhos
2012
PORTFÓLIO 2
REDES INDUSTRIAIS
Trabalho apresentado ao Curso de Mecatrônica Industrial da Faculdade para a disciplina de Redes Industriais.
Prof.
Guarulhos
2012
Portfólio 02 Redes industriais
SDCD - Sistemas Digitais de Controle Distribuído
O Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD), surgiu com um estudo da Honeywell (fabricante de sistemas automatizados) na década de 70 com:
• Otimização da IHM;
• Introdução de informações pictóricas;
• Grupos lógicos;
• Telas gráficas;
• Tendências;
• Ergonomia e Aplicação de sistemas de telas
Os SDCD se tornaram famosos em virtude da crescente disponibilidade de microcomputadores e da proliferação de microprocessadores no mundo do controle de processos. Neste sistema, o controle é realizado em uma sala de controle e Supervisão global microprocessada em rede com outros controladores de responsabilidade local.
Funcionamento
Para melhor caracterizar um SDCD, a princípio, os elementos foram agrupados em quatro subsistemas e hierarquizados segundo a sua filosofia de funcionamento. Os subsistemas padrões de um SDCD segundo o princípio de sua concepção são:
1. O primeiro subsistema é aquele que está diretamente ligado ao processo, ao qual denominamos subsistema de aquisição de dados e controle. A sua principal finalidade é a realização das funções de controle, que são exercidas pelas estações de controle local.
2. O segundo subsistema é denominado de subsistema de monitoração e operação. Nele se concentra a maior parte das funções de interface homem-máquina.
3. Ao