Forças resistivas
Atuam na direção contrária ao da tendência de movimento. Entretanto, há uma série de forças resistivas como, força de atrito, força arraste, rolamentos, e lubrificantes.
Força de Atrito: É quando dois corpos interagem por contato (toque) direto entre suas superfícies, essa interação é de origem eletromagnética. A força de atrito é tangente a superfície de contato. * O atrito é paralelo às superfícies de contato, tendo direção oposta à força que produz o movimento; * O atrito depende da origem dos materiais em contato e do seu polimento; * O atrito estático é maior que o atrito cinético; * Para velocidades de baixo valor, o atrito cinético é praticamente independente dessa velocidade. * O atrito praticamente não depende da área de contato; * O atrito é diretamente proporcional a força de uma superfície contra a outra.
O atrito tem como equação:
µ = coeficiente de atrito entre as superfícies que estão em contato.
N= Força Normal
O óleo no motor de um automóvel minimiza o atrito entre as partes móveis, porém, não fosse o atrito entre os pneus do carro e o solo, não poderíamos dirigir um carro nem fazer curvas. Mas o atrito faz aumentar o consumo de combustível sendo usado 20% do mesmo para vencer o atrito no motor e na caixa de transmissão.
Sem a força de atrito não poderíamos segurar um lápis, pregos e parafusos seriam inúteis, os tecidos se desmanchariam e os nós se desfariam.
Atrito Estático (fe): É a força que mantém o objeto grudado sobre uma superfície e que o impede de se mover. O atrito estático aponta no sentido oposto àquele em o que o objeto se movimentaria se não existisse o atrito, ou seja, ele tem orientação necessária para impedir a ocorrência do movimento.
Quando tentamos trocar um móvel de lugar em alguns casos percebemos que ele não se move, pois a força que imprimimos sobre ele não é suficientemente grande para que ele possa sair do estado de repouso. O que acontece é que a força de