Freud
Cognição: “Processo através do qual o mundo de significados tem origem. À medida que o ser se situa no mundo, estabelece relações de significação, isto é, atribui significados a realidade em que se encontra. Esses significados não são entidades estáticas, mas pontos de partida para a atribuição de outros significados. Tem origem, então, a estrutura cognitiva (os primeiros significados), constituindo-se nos ‘pontos básicos’ de ancoragem dos quais derivam outros significados”.
Quando se fala, por exemplo, café, na mente de cada um aparece um símbolo, um significado.
Por exemplo, quando precisamos ensinar à criança a noção de sociedade, podemos levá-la a dar uma volta no quarteirão e observar com ela tudo o que encontra. A criança atribuirá significados aos elementos dessa experiência.
O cognitivismo esta preocupado com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e utilização das informações no plano da cognição.
APRENDIZAGEM O processo de organização das informações do material a estrutura cognitiva, que os cognitivistas denominam aprendizagem. A abordagem cognitivista diferencia a aprendizagem mecânica (decoreba) da aprendizagem significativa.
Os pontos de ancoragem São formados com a incorparacao a estrutura cognitiva, de elementos relevantes para a aquisição de novos conhecimento e com a organização deles de modo que progrssivamente se generalizam, formando conceitos. Por exemplo,crianças pequenas podem,inicialmente, ter contato com sementinhas que,plantadas num canteiro, surgem como folinhas; podem ter contato com animais que geram novos animais; e podem ter contato com as pedras e a areia. Um exemplo do ponto de ancoragem, é quando professor diz que o aluno que lê, tem uma facilidade muito maior em escrever e falar, pois seus pontos de ancoragem são variados. Esses contatos podem ser explorados ate que