Curiosidades Smartphones
Células solares super eficientes conseguem suprir a necessidade da carga encontrada nas baterias convencionais.
Uma nova tecnologia pode significar um avanço significativo para as baterias dos celulares. A expectativa é de que já em 2014 seja possível encontrar smartphones e tablets que funcionam por meio de captura de energia solar.
A novidade é possível devido aos módulos de células solares com espessura de 300 mícrons, os quais podem ser encaixados sobre ou sob a tela touch. Este foram desenvolvidos pela SunPartner, e custam apenas US$ 1 ou US$ 2.
Segundo o diretor de mercados internacionais da companhia, Mathieu Debroca, é possível usar a tecnologia para compensar totalmente o consumo de energia de um smartphone durante o standby. Ele ainda comenta que a novidade pode estender a vida útil da bateria em aproximadamente 20%.
Em standby, os celulares poderiam ter uma vida útil eterna. A empresa trabalha atualmente com as 10 maiores fabricantes de smartphones do mundo, com expectativa de acordo de licenciamento para colocar a novidade no mercado em 2014.
Qual é a diferença entre tela capacitiva e tela resistiva? Entenda
Os smartphones e tablets fazem uso do que chamamos de tela sensível ao toque, que pode ser controladas pelo contato dos dedos com o display. Porém, existem dois tipos de telas touch: as chamadas resistivas e as capacitivas. Vamos esclarecer como é composto cada tipo de display e mostrar os prós e contras de cada um, para que você não tenha dúvidas na hora de escolher qual dispositivo comprar.
O iPhone 4S utiliza uma tela capacitiva de alta qualidade (Foto: Allan Melo /TechTudo)
Tela resistiva
As telas resistivas possuem menor precisão no reconhecimento do toque, já que são compostas por várias camadas. A superfície frontal é de plástico, resistente a riscos, com material condutor do lado interno. Abaixo, vem uma segunda camada que geralmente é de vidro, mas por