forças moleculares
Forças Moleculares
Nome: Larissa André Fiec Pronatec Manhã
Introdução
A natureza das forças que existem entre as moléculas nos estados sólido e líquido e que explicam propriedades como a solubilidade de substâncias moleculares podem ser entendidas agora. Apesar de as moléculas serem constituídas por átomos neutros, que não perdem nem ganham elétrons, em muitas há existência de dipolos elétricos permanentes e, como consequência, ocorrem interações elétricas entre elas. Se tratando das moléculas apolares, explicando a atração entre tais moléculas quando as substâncias estão no estado sólido ou líquido, pois, afinal, se não houvesse interações entre as moléculas, tais substâncias só existiriam no estado gasoso, o que não é verdade.
Força Dipolo – Dipolo As forças dipolo-dipolo são responsáveis pela atração de moléculas polares. Existem entre moléculas de éteres, cloretos, ácidos, ésteres, entre outros. As moléculas polares possuem um dipolo elétrico permanente, estabelecendo de tal forma que a extremidade negativa do dipolo de um molécula se aproxime da extremidade positiva do dipolo de outra molécula
Efeito Dipolo Induzido
Esse tipo de força ocorre em substâncias apolares, como o H2, O2, F2, Cl2, CO2, CH4 e C2H6, entre outras. E podem ocorrer também entre átomos de gases nobres, quando estes se aproximam, causando repulsão entre suas eletrosferas. Desse modo, os elétrons se acumulam em determinado lado, que fica polarizado negativamente e o lado oposto positivamente, em razão da deficiência de carga negativa.
Ponte d Hidrogênio
Também denominada ligação três centros dois elétrons (3c-2e), a ponte de hidrogênio é uma ligação química em que apenas dois elétrons são compartilhados por três átomos, tratando-se, portanto de uma ligação deficiente de elétrons.
Cada átomo possui um orbital, que é a região