Engenharia civil
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL II
Atividade Extra para 2ª Prova
Aluno:
Arthur Diniz
Fellipe Arruda
Gabriel Nóbrega
Jean carlo
Matheus Melo
Moura Kleber
Turma: Engenharia Civil 2013.1
Disciplina: Química Geral II
Professor: Rogério Silva
Caruaru, 25 de Janeiro de 2014.
Sobre forças intermoleculares, responda:
a) Quais os tipos de forças moleculares?
Forças intermoleculares são forças que atuam entre moléculas. Essas forças são responsáveis pela estrutura e características básicas da matéria, dependendo do tipo e intensidade das forças. Essas forças podem ser divididas em:
1. Forças Dipolo-Dipolo:
São interações entre moléculas polares, que decorrem da atração entre as cargas parciais de suas moléculas. As interações dipolo-dipolo são mais fracas do que as entre íons e caem rapidamente com a distância, especialmente nas fases líquidas e gás, em que as moléculas estão em rotação. 2. Forças de London:
As atrações de London surgem da atração entre os dipolos elétricos instantâneos de moléculas vizinhas e agem em todos os tipos de moléculas.
Sua energia aumenta com o numero de elétrons da molécula. Elas se superpõem às interações dipolo-dipolo.
Moléculas polares também atraem moléculas não-polares, através de interações dipolo-dipolo induzido.
3. Ligações de Hidrogênio:
Essa é a interação mais forte que ocorre entre moléculas, é comparada à força dipolo-dipolo bem mais intensificada. Esta ligação ocorre entre moléculas que contêm átomos de hidrogênio ligados a átomos de nitrogênio, flúor, oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos, por isso os pólos δ + e δ- ficam mais acentuados.
b) Quais as formulas matemáticas que representam as interações moleculares?
Todas as interações moleculares podem ser atribuídas as interações coulômbicas entre duas cargas. Através da expressão de energia potencial e Força eletrostática entre duas