quimica
Em 1808, baseado em fatos experimentais, o cientista britânico John Dalton (1766-1844) formula uma teoria atómica para explicar a constituição da matéria.
Essa teoria possibilitaria, posteriormente, a criação do primeiro modelo do átomo, a qual expressa, em termos gerais, o seguinte:
1. A matéria é constituída de pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis denominadas átomos.
2. Um conjunto de átomos com as mesmas massas e tamanhos apresenta as mesmas propriedades e constitui um elemento químico.
3. Elementos químicos diferentes apresentam átomos com massas, tamanhos e propriedades diferentes.
4. A combinação de átomos de elementos diferentes, numa proporção de números inteiros, origina substâncias diferentes.
5. Os átomos não são criados nem destruídos: são simplesmente rearranjados, originando novas substâncias.
2.As forças inter-moleculares E os estados físicos da Matéria
As interacções de moléculas decorrem da existência de forças denominadas inter-moleculares; tais interacções estão relacionadas com as mudanças de estado físico da matéria, conforme ilustrado no esquema a seguir:
Fig1:
O esquema mostra que o éter evaporou mais intensamente do que a água. Esse facto evidencia que as forças inter-moleculares existentes no éter, são mais fracas do que as existentes na agua. Obs: Quanto menos intensas forem as forças inter-moleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição. Durante uma mudança de estado ocorre simplesmente afastamento das moléculas, ou seja, somente as forças inter-moleculares são rompidas.
As forças inter-moleculares são genericamente denominadas forças de Van der
Waals em