Forças de PAZ
Colégio UNASP
TRABALHO DE GEOGRAFIA
Gustavo César Hees
São Paulo
2015
Trabalho de Geografia
Nome- Gustavo César Hees
Série- 8 ° ano A
Atividade solicitada - Pesquisar sobre as Forças de Paz nas áreas de conflitos.
INTRODUÇÃO
Desde o fim do século passado começou a ser sentida a necessidade de existir um organismo internacional que promovesse a harmonia entre os povos, ou seja, a manutenção da paz mundial. Foi então criada a ONU, em 1945. A ONU tem sido chamada para que disputas não se transformem em guerras, para que inimigos negociem ou para restaurar a paz após a guerra. Como não possuem Forças Armadas próprias, as Nações Unidas planejam cada operação em função das necessidades específicas da nova situação.
As Forças de Paz
Um dos principais propósitos das Nações Unidas é manter a paz e a segurança internacionais.Através das décadas, a ONU ajudou a acabar com muitos conflitos, via resoluções do Conselho de Segurança, o órgão principal das Nações Unidas.
Quando acontece um conflito internacional, a Assembleia Geral traz o assunto à discussão, envolvendo a diplomacia de todos os países membros. Este processo pode tomar à decisão de desencadear uma missão de paz. Tomada a decisão, o Conselho de Segurança, com a colaboração de tropas oferecida pelos países, estabelece o mandato da missão de paz definindo seus objetivos. A missão conta com equipes formadas por: político, diplomático, direitos humanos, administração civil, eleitoral, repatriação, monitoramento de fronteiras, observação, policial e militar, além de contar com serviço de campo e recrutamento local.
As forças de paz são selecionadas conforme o mandato, sendo que elas compreendem três forças que são: a PKF (Peace Keeping Force), formada por tropas de infantaria, cavalaria blindada, aviação, saúde, engenharia e comunicações, dotadas de equipamento ligeiro; a UNPol (United Nations Police), formada por policiais militares para atuar