Mas até que ponto a coreia do norte representa uma ameaça ao mundo? deveria haver uma intervenção militar comandada pelos eua ou pelas forças de paz da onu para fazer parar o ditador coreano? coloque-se no lugar de um
Não é novidade que a República Democrática Popular da Coreia, vive um "estado de guerra" com a Coreia do Sul, que é aliada dos Estados Unidos. A título de esclarecimento, a partir de 1958, no contexto da guerra fria e das relações marcadas por múltiplos incidentes e confrontos sangrentos entre norte e sul-coreanos, os Estados Unidos instalaram armas dotadas de ogivas nucleares na Coreia do Sul e apontadas para a Coreia do Norte. Essas armas só começaram a ser retiradas quase vinte anos depois e o processo só se completou em dezembro de 1991, o que aparentemente incitou a Coreia do Norte a obter armas nucleares.
Para entendermos a preocupação de vários países, basta saber que as forças armadas da Coreia do Norte são o 5º maior exército do mundo, composto por mais de 1 milhão de militares da ativa e outros 4,7 milhões na reserva. Este número é quase duas vezes maior que o da Coreia do Sul, que possui 687 mil na ativa, além de 4,5 milhões na reserva. Além disso, as forças norte-coreanas possuem uma quantidade estimada de 3.500 carros de combate, 3.000 veículos blindados e tanques leves, e mais de 10 mil peças pesadas de artilharia, o suficiente para causar grandes estragos em uma suposta guerra.
Em resposta às ameaças norte-coreanas, os EUA já reforçaram o sistema antimísseis no Pacífico e declararam estar preparados para enfrentar qualquer ameaça, inclusive utilizando capacidade nuclear. Tal discussão entre os países iniciou-se com a interferência da ONU no programa de enriquecimento de urânio e que significa uma provável produção de armas nucleares pelo país. É quase comprovado que a Coreia do Norte detenha seis ou sete ogivas nucleares funcionais.
Disputa por poder ou apenas uma forma de mostrar soberania. Não importa. A postura adotada