Forças armadas
As forças Armadas do Brasil compreendem o exército, a marinha e a força aérea brasileira, e tem como objetivo principal proteger o território nacional. Surgiu há séculos atrás à necessidade de Portugal durante a colonização do território brasileiro, estabelecer uma organização militar mandada por Portugal ao território brasileiro para defender o território de invasões estrangeiras, além de expandir o território. As primeiras Tropas enviadas ao país que estava sendo colonizado, foi de grande importância na construção de fortes ao longo do litoral nordestino e do sudeste, porque servia para manter a vigilância de possíveis invasões marítimas, e como estratégia de guerra, caso fosse necessário usar os canhões que eram direcionados ao oceano Atlântico. Porém, nesse momento ainda não existia um exército brasileiro, mas trata-se uma organização militar de Portugal dentro da colônia.
O exército só foi criado em 1648, a partir das diversas batalhas e guerras que acontecia no território brasileiro. Depois surgiu a Marinha e Aeronáutica para completar o quadro de segurança por vias marítimas e aéreas do território.
Objetivo das Forças Armadas
As Forças Armadas se destinam à defesa da Pátria, à garantia dos poderes Constitucionais, da lei e da ordem, e a honrar compromissos internacionais.
A “defesa da Pátria” significa integrar e proteger o território e as instituições nacionais, no caso das nações democráticas e livres, o regime representativo, a Federação e a República ou a Monarquia Constitucional contra quaisquer agressões, claras ou sub-reptícias, de origem externa e interna.
A “garantia dos poderes constitucionais” especifica dar segurança aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que se desincumbam de suas atribuições legais independente e harmonicamente, livres de qualquer tipo de pressão.
A “garantia da lei e da ordem” sintetiza-se em fazer respeitar as normas legais estabelecidas ou que delas advenham, o que concede às Forças