Homofobia nas Forças Armadas
Jéssica Lorencette
Nayra Mendes
Priscila Martins
Rodrigo Rocha
Faculdade Nacional de Direito
Rio de Janeiro
31 de junho de 2013
1. O QUE É HOMOFOBIA?
“O termo homofobia designa ódio, aversão, medo irracional aos homossexuais; um sentimento que provoca vários tipos de violação a integridade física e psíquica dos que se atraem por outros do mesmo sexo” 1.
“O termo é um neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg, em 1971, numa obra impressa, combinando a palavra grega phobos (fobia), com o prefixo homo, como remissão à palavra homossexual. Phobos (grego) é medo em geral. Fobia seria assim um medo irracional (instintivo) de algo. Fobia neste termo é empregada não só como medo geral, mas também como aversão ou repulsa em geral, qualquer seja o motivo” 2.
A homossexualidade oscilou ao longo da história da humanidade ocidental entre a tolerância e a intolerância. Na antiguidade clássica, especialmente na Grécia a pederastia servia como suporte às iniciações do conhecimento. “Os gregos não opunham, como duas escolhas excludentes, como dois tipos de comportamento radicalmente diferentes, o amor ao seu próprio sexo ao amor pelo sexo oposto. As linhas de demarcação não seguiam tal fronteira.” 3
No entanto, entre o início da era Cristã e o fim da Idade Média, as atitudes da Europa diante de algumas minorias passaram por profundas transformações. Vários grupos de pessoas, que antes constituíam partes indistintas da maior parte da sociedade, se tornaram segregados, desprezados e seriamente oprimidos4, incluindo-se aí os homossexuais.
As razões sobre a real natureza a cerca da ameaça que os gays, possivelmente, apresentariam a sociedade variaram muito ao longo dos séculos, muitas vezes sendo inclusive contraditórias entre si e inconsistentes.5
Uma das razões que justificariam esta intolerância seria a de que as sociedades que tolerassem ou aprovassem o