forças armadas
É a maior força militar da América Latina e a segunda da América e também umas das dez forças armadas mais bem preparadas do mundo. Sem ameaças internas ou externas, as forças armadas começam a procurar novos rumos, como a presença na Amazônia através do programa Calha Norte, os soldados brasileiros estão no Haiti desde 2004, liderando a Missão de Estabilização das Nações Unidas.
A América do Sul é um continente pacífico, onde as guerras são um evento raro. O Brasil não tem seu território invadido desde 1865, durante a Guerra do Paraguai, além disso, não tem disputas territoriais com qualquer um dos seus vizinhos e nem rivalidades.
1.1 Organização
As Forças Armadas do Brasil são constituídas pela Marinha, Exército e Força Aérea. São instituições nacionais regulares e permanentes, e têm como missão zelar pela defesa da Pátria. As polícias militares e os corpos de bombeiros militares são descritos como forças auxiliares constitucionais do Exército Brasileiro.
2. História de como começou as forças armadas
As Forças Armadas do Brasil se formaram ao longo da série de conflitos ocorridos na História do país. As forças armadas brasileiras remontam as suas origens nas disputas do período colonial e da Guerra de Independência.
2.1 Era colonial
No período colonial o rei D. Manuel I, mandou organizar expedições militares, com a finalidade de proteger os domínios portugueses no Brasil. À medida que colonização avançou na Capitania de Pernambuco e na Capitania de São Vicente, as autoridades militares nativas e bases da organização defensiva da colônia começaram a ser esboçadas para fazer frente às ambições dos franceses, ingleses e holandeses.
As primeiras intervenções relevantes foram à expulsão dos franceses da baía da Guanabara, em 1566, e de São Luís (Maranhão), em 1615.
À medida que avançou a expansão territorial no século XVII e do início do século XVIII, com seus bugreiros e bandeirantes, forçaram a organização da defesa do