Tribunal biotecnologia, promotoria transgênicos.
Profª Drª Sabrina Vaz
Disciplina : Introdução a biotecnologia
Alunos: Átna Silva, Luanna Motter, Priscila Freitas, Raphael Silva, Gustavo Damaceno, Marina Tomasini
Os transgênicos estão sendo cada vez mais utilizados pela população, porém muitos não reconhecem os sérios riscos que esses organismos geneticamente modificados podem causar. Os riscos ambientais dos OGMs são ignorados por regulamentos devido à falta de políticas específicas e até mesmo por interesse financeiro. Alterações Possíveis dos Transgênicos: * Riscos ambientais:
Muitas sementes são modificadas geneticamente para serem resistentes a agrotóxicos, mas os usos contínuos dessas sementes leva a resistência de ervas daninhas e insetos, o que leva o agricultor usar maior quantidade de agrotóxicos. Assim, esse uso exacerbado pode aumentar a poluição da água e do solo, afetando diferentes espécies. Além disso, aumenta a quantidade de substâncias tóxicas nos alimentos. Outro fator de grande risco é a poluição genética, a qual se dá do cruzamento de variedades transgênicas com variedades selvagens e convencionais, isso pode levar a extinção de espécies nativas. Tal poluição genética está acontecendo com o milho, no México, e já foi comprovado cientificamente, conforme divulgado pela revista científica britânica Nature (29/11/2001). Os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), David Quist e Ignacio Chpel, comprovaram que o pólen de milho transgênico fertilizou o milho nativo. Alegam os ambientalistas que esse cruzamento causa a perda de biodiversidade, sendo irreversível e incontrolável.
* Reações Alérgicas : Alimentos transgênicos podem aumentar o risco de alergias graves e até fatais. Muitas pessoas são alérgicas a alimentos produzidos com determinadas plantas devido a proteínas contidas neles. Evidências sugerem que culturas transgênicas apresentam um potencial