força conservativa
Uma força conservativa é aquela cujo trabalho total realizado depende apenas dos pontos inicial e final e não do caminho percorrido. Ou seja, é a forçacujo trabalho total desenvolvido quando atua num corpo, deslocando-o numa trajetória fechada, é nulo.
Os exemplos mais significativos de forças conservativas são a força gravitacional (peso) e a força elástica, sendo também designadas por forças nãodissipativas.
O trabalho realizado pelo peso de um corpo é independente do caminho percorrido pelo seu ponto de aplicação, pelo que o peso é uma força conservativa.
Geralmente, o trabalho realizado por uma força conservativa é simétrico da variação da energia potencial associada a essa força. A expressão matemáticaque traduz tal afirmação pode ser expressa da seguinte forma: W (Fcons.) = D Ep, sendo DEp a variação da energia potencial e W (Fcons.) o trabalho deuma força conservativa.
Como D Ep é igual à energia potencial final menos energia potencial inicial, o trabalho realizado por uma força conservativa é igual à diferença entre aenergia potencial inicial e a energia potencial final.
2) Explique a conservação da energia quando está presente no sistema uma força de atrito.
A energia total de um sistema fechado (que não interage com outro) é sempre conservada. Isto é, em todos os processos físicos a energia armazenada sob uma forma pode ser convertida em energia de outra forma. A quantidade de energia total é sempre a mesma.Por energia total entendemos a soma das energias nas diversas formas. Por exemplo, no caso da força de atrito não existe conservação da energia mecânica porque essa energia é parcialmente dissipada. Parte dela é transformada em calor. Um dos resultados do atrito é produzir aquecimento entre as superfícies em contato. A energia total, isto é, a energia mecânica mais a energia térmica, se conserva desde que não haja perda de calor para o exterior.
BIBLIOGRAFIA
[1]