força conservativa e não conservativa
Manoela Martins RA.: 131241851
Professor Dr. Rondinelli Donizete Herculano
Física Geral e Experimental I
Engenharia Biotecnológica – 1º Semestre – 2013
Assis-SP
Força Conservativa: Uma força conservativa é aquela cujo trabalho total realizado depende apenas dos pontos inicial e final, e não do caminho percorrido, ou seja, é a força cujo trabalho total desenvolvido quando atua num corpo, deslocando-o numa trajetória fechada, é nulo. São exemplos de forças conservativas a força da gravidade e a força elástica, visto que a força peso tem a propriedade de transformar a energia potencial gravitacional em energia cinética e a força de uma mola pode transformar a energia elástica em energia cinética.
Uma força é conservativa se, e somente se, pode ser expressa como o gradiente de uma função escalar, chamada de energia potencial. O termo conservativa vem do fato de que, em se levando, por um caminho arbitrário, um objeto sujeito a essa força de um ponto A a um ponto B, e retornando então ao ponto A por alguma outra trajetória qualquer, não haverá perda da energia total - em qualquer caminho fechado, o trabalho dessa força será nulo.
Força não conservativa ou dissipativa: é aquela cujo trabalho depende da trajetória da partícula e transforma a energia mecânica em outras formas de energia, como por exemplo, o som, calor e deformação. A força de atrito faz um objeto parar, transformando sua energia cinética inicial em calor e som. Sempre que houver força de atrito, parte da energia mecânica do sistema vai ser transformada em calor e som.
Energia Mecânica: é a soma da energia potencial U do sistema com a energia cinética K dos objetos que compõem o sistema. Quando uma força conservativa realiza um trabalho W sobre um objeto dentro de um sistema, essa força é responsável pela transferência de energia entre a energia cinética K do objeto e a energia