Energia Potencial E Conserva O De Energia
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Eduardo, Érica, Kayke, Samuel e Victor.
1. INTRODUÇÃO
Trabalho e Energia Potencial;
Independência da Trajetória para o de Forças Conservativas;
Determinação de Valores de Potencial;
Conservação da Energia Mecânica;
Interpretação de uma Curva de
Potencial;
Trabalho Realizado por uma Força sobre um Sistema;
Conservação da Energia.
Trabalho
Energia
Energia
Externa
2. TRABALHO E ENERGIA POTENCIAL
Vimos no anteriormente que trabalho que uma força faz em um corpo é, numericamente, igual a variação da energia cinética do corpo em estudo, ok?!
Mas assim como na química Lavoisier formulou a teoria de conservação das massas com base na teoria de que: “Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”, na física também há a teoria da conservação da energia mecânica a qual diz que “num sistema isolado constituídos por corpos que interagem apenas forças conservativas, a energia mecânica total permanece constante.”
2. TRABALHO E ENERGIA POTENCIAL
Logo, se permanece constante a energia cinética que variou (que foi perdida ou ganhada), segundo a teoria base para a teoria de Lavoisier, não surgiu, nem desapareceu do nada. Então, diz-se que ela se transformou. Mas se transformou em que?
ENERGIA POTENCIAL!!
E assim, tendo que a energia cinética que variou se transformou em energia potencial , foi suposto que a variação da energia cinética é igual a variação da energia potencial. Logo o trabalho é igual a variação da energia potencial!
2. TRABALHO E ENERGIA POTENCIAL
Para entendermos melhor isso vamos, primeiro aprender o são e quais são as energias potenciais.
A energia potencial é o nome dado a forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestarse. Outra definição de energia potencial é qualquer energia que pode ser associada à configuração (arranjo) de um sistema de objetos que exercem forcas uns sobre os outros.
2. TRABALHO E ENERGIA POTENCIAL
Uma
energia