forun
Falkembanc (s./d) retifica que o diário de campo é um registro das observações, dos comentários e das reflexões para uso individual do profissional e do aluno. Do ponto de vista institucional, a finalidade é registrar tanto a intervenção feita como os resultados positivos e negativos dessa intervenção (Magalhães, 2007).
Relatório
Garcia (2000) define o relatório, no caso do relatório administrativo, como uma exposição circunstanciada de fatos ou ocorrências de ordem administrativas: sua apuração ou investigação resultará em prescrição de providências ou medidas cabíveis. Outra definição diz que é um relato de experimento cientifico ou do fazer profissional.
Magalhães (2006) identifica vários tipos de relatórios, a saber: relatório de inspeção, de informação, de acompanhamento, de visita domiciliar e os relatórios de pesquisa os quais tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisa realizada em laboratórios ou em grupos de pesquisa.
Laudo
Embora mais utilizados nos modelos Forense, os laudos resultam do estudo acurado sobre determinada problemática.
Documento fundamentado no qual os peritos expõem suas observações e estudos sobre o assunto em foco e registram suas conclusões. Existem laudos periciais (no âmbito Forense) e os laudos médicos (psicológicos, psiquiátricos, etc) e os laudos técnicos provenientes de outras áreas como por exemplo, o laudo produzido pelo assistente social.
Laudo é um parecer, emitido por especialista, um louvado, ou um árbitro.
Dois documentos são pertinentes na prática do assistente social: o livro de registro e o relatório social.
Brandão (2006) em sua tese de doutorado, define o relatório como parte complementar do estudo social e