Forrageiras
- Oferta de Forragem: A oferta de forragem indica a quantidade de pasto de que o animal dispõe, e esta irá determinar o desempenho produtivo e o sucesso da exploração. A informação sobre a oferta de forragem é fundamental para o cálculo da carga animal que se deve usar em determinada área de pastagem.
- Taxa de Lotação: A taxa de lotação é definida como o número de animais pastejando uma unidade de área por um determinado tempo.
- Lotação Instantânea (Densidade de Lotação): É a relação entre o número de animais e a unidade de área específica que está sendo pastejada em qualquer momento.
- Massa de Forragem: Massa de forragem é a quantidade de forragem existente por unidade de área, acima de determinada altura de corte do capim, e acúmulo de forragem é a variação da massa de forragem entre duas medições consecutivas de massa de forragem. Se o acúmulo de forragem for dividido pelo número de dias entre duas medições, obtêm-se a taxa diária de acúmulo de forragem.
- Acumulo de Forragem: O acúmulo de forragem é um processo dinâmico, mediado por alterações em respostas morfogênicas e demografia de perfilhos, que envolve o balanço entre crescimento e senescência.
- Forragem Disponível: Forragem presente numa pastagem e que está disponível para os animais.
- Lotação Continua: É caracterizado pela presença contínua e irrestrita de animais em uma área específica durante o ano ou estação de pastejo. - Lotação Rotacionada: É caracterizado pela subdivisão das pastagens e utilização por períodos de tempo limitado, seguido de um período de descanso. 2) Apresente três vantagens de cada método de pastejo: - Lotação Continua: Menor investimento em infra-estrutura; Menor requerimento de mão-de-obra para o manejo; Maior capacidade de “auto-correção” do ecossistema Aceita mais erros; - Lotação Rotacionada: Melhor acompanhamento da condição da