Plantas Forrageiras
Professora: Juliana Espada
Alunos:
Adriene Farias
Dallyla Victor
Daniel Albuquerque
Djalma Marinho
Iuri Lisboa
Jefferson Mota
Rhaabe Gomes
Plantas Forrageiras
(Algaroba, Palma e Mandacaru)
Natal/RN
Ago/2014
ALGAROBA
A algarobeira (Prosopis juliflora), é uma árvore leguminosa ocorrente em praticamente todo o nordeste brasileiro. Originária do deserte de Piúra, no Peru, ela se adaptou muito bem ao clima nordestino. A planta é a salvação de muitos produtores de baixa renda, que são castigados ano após ano com as longas estiagens que ocorre no nosso semiárido nordestino, pois seus frutos em forma de vagens são usados como alimentação animal e até humana. Por possuir um alto teor de sacarose é uma leguminosa bastante usada na forma de energético, misturando a qualquer volumoso. É uma árvore extremamente adaptada a escassez de água, tendo em vista que suas raízes atingem grandes profundidades, a fim de alcançar o lençol freático. Mesmo em ambientes onde a precipitação mal chega a 700 mm. Todas as espécies de Prosopis podem sobreviver em áreas com baixa precipitação anual ou períodos secos muito prolongados.
Apesar de seus vastos pontos positivos, a Algaroba/algarobo detém um comportamento invasor, com sua rápida germinação e crescimento, ela pode dominar grandes áreas em poucos anos.
ASPECTOS BOTÂNICOS
Sistemática
A algarobeira está classificada, segundo BARROS et al. (1981), da seguinte forma:
FAMÍLIA: Leguminosae
SUB-FAMÌLIA: Mimosaceae
GÊNERO: Prosopis
ESPÉCIE :Prosopis juliflora (Sw) DC.
Morfologia:
Sistema radicular
Suas raízes podem captar água do solo ou outras fontes de água permanentes dentro dos primeiros anos. Sendo as espécies adaptadas a climas áridos e semi-áridos, a germinação, geralmente acontece durante a estação chuvosa e mudas devem ser estabelecidas suficientemente bem para que sobreviva a primeira estação seca
Folhas
São compostas,