Forrageiras para equinos
Medicina Veterinária 2º semestre
André Luy Gnoatto
Bruna Thais Vonijone Pinto
Giovanna de Paula Souza
Jessica Rapcinski
Monica Maciel
Seminário de Agrostologia
Curitiba-PR
2013
André Luy Gnoatto
Bruna Thais Vonijone Pinto
Giovanna de Paula Souza
Jessica Rapcinski
Monica Maciel
Manejo e utilização de pastagens para Equinos – principais recomendações
Seminário apresentado em grupo, relativo ao 2º semestre, para a disciplina de:
Forragicultura
Prof. Carlos Eduardo Camargo
Curitiba-PR
2013
INTRODUÇÃO As pastagens sempre foram o alimento natural dos equinos, onde eles desenvolveram-se durante séculos. Eram formadas por diferentes espécies vegetais que serviam para uma dieta completa, escolhidas livremente pelos animais. Atualmente, com o avanço do conhecimento em nutrição, as pastagens continuam a ser fundamentais, mesmo na criação intensiva.
A pastagem de boa qualidade tem condições de suprir as necessidades nutritivas dos equinos, para as categorias menos exigentes, por exemplo, cavalos adultos em descanso, potros de ano e éguas na primeira fase da gestação. Quando os animais são submetidos a algum trabalho, a pastagem de boa qualidade permite que a alimentação tenha custos menores, uma vez que é menor o gasto com suplementação. Quando se fala em pastagem de boa qualidade, fala-se, especialmente, em manejo e fertilidade, além da escolha correta da espécie vegetal. Podemos incluir aqui as leguminosas, que há alguns anos foram utilizadas em consorciação, especialmente a soja perene e trevo, e gradativamente foram desaparecendo das pastagens de uso mais intensivo, talvez por deficiência de manejo.
O equino é um animal herbívoro, monogástrico e com ceco e cólon funcionais, ambos com digestão microbiana, ou seja, neste segmento do intestino ocorre a