resumos
Lilian Bergamini
Luã da Silva
Lucas Corrêa
Mauricio Sponchiado
Dois Vizinhos
02/dezembro/2011
1. Resumo (máximo de 1/2 página) O objetivo deste trabalho será verificar o comportamento alimentar de equinos sob diferentes condições de alimentação em pastagens no período de doma. O experimento será composto por vinte e um potros com idade superior à dois anos e inferior a quatro anos em período de doma, alimentando-se em três pastagens distintas. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado, com três tratamentos, sete repetições para as avaliações de comportamento em pastejo, ganho de peso, conversão alimentar e cálculos bromatológicos.
Os manejos testados serão: pastagem solteira de Cynodon dactylon cv. Coast cross; pastagem solteira de Trevo vesiculoso (Trifolium vesiculosum); e a consorciação de ambas. Todos os manejos testados terão permanência dos potros 12 horas em pastagens e 12 horas estabulados com suplementação de feno e concentrado. Possivelmente os animais apresentarão bom desenvolvimento, mesmo com a redução dos custos, devido à utilização de pastagem com altos valores protéicos, necessitando uma baixa complementação com concentrados. Conclui-se que o ambiente de piquete, o convívio social e a possibilidade de pastejo é que influenciam positivamente no comportamento e desenvolvimento dos equinos.
2. Introdução
No Brasil, a criação de equinos está ligada com as atividades da pecuária e desenvolve-se predominantemente em pastagens próprias. Há também um crescimento na utilização do cavalo para lazer e especialmente do cavalo no esporte. A criação se dá através do fornecimento de alimentos volumosos, em geral pastagem e complementados por ração e minerais.
Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA, 2006), o Brasil tem o terceiro maior rebanho equino do mundo, atrás apenas da China e do