FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS
O presente trabalho diz respeito aos objetivos que constituem a finalidade de um trabalho científico, sendo que são eles que indicam o que realmente o pesquisador precisa fazer, ajudando-o também nas tomadas de decisões quanto ao aspecto metodológico da pesquisa.
Considerando o devido tema, nosso objetivo é entendê-lo e explica-lo, como exatamente se faz a formulação dos objetivos quanto ao trabalho científico.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e eletrônica.
2. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS
Os objetivos constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa. São eles que indicam o que um pesquisador realmente deseja fazer. Sua definição clara ajuda em muito na tomada de decisões quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, afinal, temos que saber o que queremos fazer, para depois resolvermos como proceder para chegar aos resultados pretendidos. Existem dois tipos de objetivos:
• OBJETIVOS GERAIS: são aqueles mais amplos. São as metas de longo alcance, as contribuições que se desejam oferecer com a execução da pesquisa. Em geral, o primeiro e maior objetivo do pesquisador é o de obter uma resposta satisfatória ao seu problema de pesquisa.
• OBJETIVOS ESPECÍFICOS: são aqueles que expressam as ações e operações necessárias que permitem o pesquisador alcançar os objetivos gerais. Desde o ponto de vista formal os objetivos devem ser formulados em termos operativos. Como as ações e operações são indicadas com verbos, os objetivos de pesquisa devem ser descritos utilizando verbos em infinitivo, segundo Gil (2010, p.14) “para que sejam claros e precisos, devem se iniciar com verbos que não possibilitam muitas interpretações”, ou seja, deve ser elaborado com um verbo de precisão, evitando ao máximo uma possível distorção na interpretação do que se pretende pesquisar.
2.1