formação
Getúlio Vargas governou o Brasil (1930-1945) e (1951-1954), foi considerado por todos como o presidente de maior influência do século, Vargas fez muitas mudanças no País. Seu governo foi de bastante caráter onde a população admirava pelo seu carisma e pela sua forma de governar, que favorecia mais os trabalhadores e teve grande apoio pelos menos de Durante o governo de Vargas, algumas cidades desenvolveram entre elas as duas maiores do Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), com isso passou a virem trabalhadores de vários lugares principalmente do Nordeste, onde a seca, a fome e a miséria assolavam suas vidas.
No seu governo foram criados grandes planos para o país, no plano político com a Revolução de 1930, foi produzido um grande movimento de centralização, que passou dos poderes de estados da federação para governo, pois teve grande importância para a sociedade e para a economia.
Além disso, foram criadas várias indústrias entre elas a Companhia Vale do Rio Doce, a Petrobras, a Companhia Siderúrgica Nacional, a Hidrelétrica do Vale de São Francisco que foram consideradas um dos planos para o desenvolvimento do país e foi criado o IBGE.
Com a industrialização o governo procurou aumentar vários impostos principalmente para o exterior, para que os produtos nacionais ficassem mais baratos. Em virtude dessas mudanças, o número de empresas aumentou, principalmente nos setores de alimentos, tecidos, móveis, calçados e etc.
Porém o governo de Getúlio Vargas foi uma dádiva, pois ele era considerado o pai dos pobres. Com Vargas no poder o Brasil passou a ser outros favorecidos.