Trabalhos
ANALISE – OBRA DE ARTE
Santa Terezinha de Itaipu – PR
2013
GABRIELA MÖELLER
ANALISE – OBRA DE ARTE
Escola Estadual Dom Manoel Konner,
Trabalho regido pelo professor Sérgio, da disciplina de Filosofia.
Santa Terezinha de Itaipu
2013
OPERÁRIOS – TARCILA DO AMARAL
A pintora Tarsila do Amaral expressa o mundo do trabalho: um grande número de rostos colocados lado a lado. O quadro pintado em 1933 é um verdadeiro painel da nossa gente, a mesma que veio dos quatro cantos do país e do mundo para pegar pesado nas fábricas, que na época começavam a transformar a paisagem brasileira. A obra é um exemplo da etnia brasileira. A tela ilustra o momento político e social brasileiro do início dos anos 30: industrialização, migração de trabalhadores.Existem várias maneiras de interpretar esta obra, há quem diga que os rostos estão sérios, sem sorrisos para representar a dureza do trabalho nas fábricas, presentes na obra sob a forma de um prédio austero e chaminés cinzentas. Há quem diga que trata-se de uma alusão ao comunismo e há quem diga que há rostos de amigos famosos da artista, fazendo alusão à arte como uma forma de trabalho. Talvez seja esta a intenção da artista com a obra, gerar comentários, discussões, debates que tragam à luz os pensamentos de quem se vê afetado pela obra.
2 detalhes de Operários se destacam:
1. Rostos sobrepostos:
No quadro os operários são apresentados com os rostos sobrepostos, o que remete à massificação do trabalho e às condições precárias de vida nas cidades. Diversas etnias aparecem na obra, fazendo menção à migração de diferentes locais do Brasil e do mundo para as grandes metrópoles. 2. Expressões cansadas:
A expressão dos operários representados passa ao espectador a sensação de tristeza, indiferença e cansaço. Esses sentimentos representam as péssimas condições de