Formação Terrestre da Terra
Ígneas ou Magmáticas
São aquelas que se originaram do processo de consolidação de um magma. São dividas em dois grandes grupos segundo a profundidade em que se formaram: plutônicas ou intrusivas e vulcânicas ou extrusivas.
Plutônicas ou Intrusivas
As rochas plutônicas se cristalizam em profundidade na crosta terrestre, isto é, se resfriam muito lentamente por estarem em ambiente aquecido pelo gradiente geotérmico e por perderem calor muito lentamente. Estas condições permitem o crescimento dos cristais que podem chegar a centímetros de tamanho. Como regra geral as rochas plutônicas se caracterizam por possuírem minerais que podem ser individualizados e vistos a olho nu.
Exemplo: Granito
Vulcânicas ou Extrusivas
Como lembra o nome, as rochas vulcânicas, estão associadas a fenômenos vulcânicos, isto é, fenômenos que ocorrem na superfície do planeta. Importante lembrar que vulcânico não significa necessariamente estar associada a vulcão.
O magma quando atinge a superfície recebe o nome de lava, quando na forma líquida.
Esta rochas por se cristalizarem em ambiente atmosférico, perdem calor muito rapidamente, o que não permite um crescimento muito grande de seus minerais. Como regra geral dizemos que em uma rocha vulcânica os minerais só são visíveis com o uso de uma boa lupa ou microscópio.
Exemplo: Riolito, que é equivalente o equivalente vulcânico do granito.
Basalto, uma rocha vulcânica muito comum no Brasil.
Sedimentares
São aquelas formadas pela deposição de material detrítico, matéria orgânica ou precipitados quimicos (evaporitos).
O material após ser depositado passa por um processo de endurecimento (litificação) através de compactação e cimentação. Ao conjunto dos fenômenos que levam à litificação de um sedimento chamamos de diagênese.
Como as rochas sedimentares se formam em ambiente superficial, seus minerais são adaptados às