Formação da terra
CARLA ROBERSA DE SOUSA
BARBARA CASTRO ALVES
FORMAÇÃO DA TERRA:
Um passado catastrófico
PALMAS-TO
2015
Faculdade Católica do Tocantins
Palmas, 26 de Fevereiro de 2015
Docente: Jocélio Mendonça
Disciplina: Geologia de Engenharia 5º Período de Eng. Civil
FORMAÇÃO DA TERRA:
Um passado catastrófico
PALMAS-TO
2015
Sumário
Introdução 1
Formação da Terra 2
1. Núcleo 3
1.1 Constituição
2. Núcleo externo 4
3. Manto 4
4. Crosta 4
4.1 Constituição
5. Atmosfera 5
6. Passado Catastrófico da Terra 6
Conclusão 7
Referência Bibliográfica 8
Introdução
O trabalho a seguir fala, dentre outra coisas, do processo de formação do planeta em que vivemos. Levantando aspectos ligados à composição, o acima citado busca elucidar fatos e explanar sobre a Terra e seu passado conflituoso com outros astros do Universo e com a própria para que se tenha as atuais condições de vida.
FORMAÇÃO DA TERRA
A crosta terrestre é a parte externa consolidada do globo terrestre. É reconhecida duas zonas que formam a crosta nas regiões continentais. A primeira zona é a superior, chamada de sial (devido ao predomínio de rochas graníticas, ricas em silício e alumínio). A zona inferior é conhecida por sima, pelo fato de se acreditar que nesta porção da crosta haja a predominância de silicatos de magnésio e ferro. Acredita-se que a espessura da crosta terrestre (sial + sima) se encontre numa profundidade média de 35 - 50 Km. Esse dado foi conseguido indiretamente, através de estudos modernos na área da geofísica.
Supõe-se que os substratos dos oceanos sejam compostos pelo sima, devido ao fato do sial granítico se adelgar até desaparecer nas margens dos continentes. A crosta na sua porção mais externa, é o local principal que se