métodos indiretos geofisicos
Planetologia
Informações fornecidas pela planetologia:
As técnicas aplicadas no estudo de outros planetas do Sistema Solar podem ser usadas no estudo da Terra.
Datação da idade da Terra a partir de rochas lunares
Classificação dos planetas- Mercúrio, Vénus, Terra e Marte em telúricos com base nas suas características comuns (composição, dimensão, número de satélites,… )
Astrogeologia
Consiste no estudo comparado da Terra com cometas, asteroides e meteoritos.
Os cometas são os corpos primitivos do Sistema Solar e por essa razão, fornecem indicações sobre a origem e evolução da Terra.
Os meteoritos diferem na sua composição e a sua maioria têm origem nos asteroides, os quais se julga serem planetesimais. Todo o sistema solar se formou a partir dos planetesimais. O estudo dos meteoritos permite reconstituir os primeiros estádios de formação da Terra conhecer a composição dos materiais do interior da Terra.
Gravimetria
Gravimetria – mede a intensidade da força de atração exercida pelo centro da Terra em relação a um corpo situado na sua superfície.
Fatores que influenciam a força gravítica: latitude (a geosfera não é uma esfera perfeita, mas sim achatada nos polos, sendo o raio equatorial maior que o raio polar, podemos dizer que o valor da força gravítica é máximo nos polos e mínimo no Equador); altitude (a força gravítica diminui com a altitude);
Para compararmos a força da gravidade em diferentes pontos da Terra é necessário introduzir correções relativas a diferentes parâmetros (latitude, altitude). Construiu-se um gravímetro que introduziu as correções de forma a que a força gravítica fosse zero ao nível médio das águas do mar.
Quando surgem variações estamos na presença de anomalias gravimétricas e tem de haver outras causas para essas anomalias. Por convenção, considera-se que o valor normal da força gravítica, ao nível das águas do mar é zero. As anomalias gravimétricas acima e abaixo