formação inicial formação continuada
CURSO: Pedagogia – EAD
Disciplina: Profissão Docente
Acadêmico (a):
Formação inicial e formação continuada
Para chegar a uma boa educação enfrenta-se uma serie de problemas sócio-políticos, é sem incentivo econômico, apoio e preparação adequada dos docentes que dificilmente irá ser alcançada uma educação de qualidade. Melhores condições de ensino aos docentes e aprendizagens aos alunos, são alguns fatores que podem influenciar em uma educação de qualidade. A formação inicial e a formação continuada andam juntas.
A formação do professor tanto na parte teórica quanto na parte prática é fundamental para melhorar o ensino, porém estamos em constantes transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. O papel da escola e o papel do professor são fundamentais para a formação de professores.
Segundo Gonçalves Peres (2002) uma de suas preocupações de qualificação ocorreu por volta do século XVI, através de ações em várias localidades do mundo. Em seguida, foram implantadas as primeiras escolas normais na Alemanha e na Hungria, alterando o perfil educacional de cada indivíduo, determinando o aumento na educação.
Para formar-se professor considera necessário um conjunto de disciplinas científicas e disciplinas pedagógicas a fim de que pudesse complementar na sua atuação. Para ser um bom professor determina-se que o mesmo tenha domínio da área especifica que vai ensinar.
Com o passar do tempo mulheres tem conquistado mais espaço na área de educação, assim como outras atividades que eram executadas somente por homens.
A primeira competência necessária para os docentes é a organização que o professor deverá ter, pois o professor é um grande transmissor de conhecimento e trata-se de um organizador de aprendizagens, pois novas realidades virtuais estão surgindo, tornando assim um desafio para o professor garantir a aprendizagens dos alunos.
No começo da formação inicial o professor está conhecendo e experimentando a